Unidade 2
Currículo e Tecnologias
Apostila:
Ambiente e-Proinfo
Objetivos da Unidade
- Conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias;
- Propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizados no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos;
- Propor atividades que levem ao desenvolvimento de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
Espera-se que ao fim deste eixo os professores-cursistas possam:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer o conceito de currículo, bem como suas características e formas de organização viabilizadas pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seu desenvolvimento;
- Integrar os recursos tecnológicos no desenvolvimento de projetos em atividades curriculares;
- Identificar os conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias envolvidos no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos;
- Desenvolver um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
- Produzir relatos e comentários sobre as experiências pedagógicas vivenciadas no desenvolvimento do PITEC.
- Para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagem e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e as linguagens que fazem parte da cultura da atual geração dos estudantes que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto; do telefone celular; do computador, mouse e Internet. Ainda que, muitas vezes, poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e os jovens dessa geração estão mergulhados na sociedade digital!
- O vídeo Fronteiras Digitais pode ilustrar nossa preocupação diante dos desafios colocados a nós, educadores, pelos novos modos de se comunicar, pensar, agir e aprender que caracterizam a geração digital.
Atividade 2.1
Painel dos Projetos
No momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma o projeto elaborado na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido e colocado em ação durante a realização desta Unidade 2 do curso.
Isso significa que, nesta Unidade, estudaremos as questões relacionadas ao currículo e às tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolveremos uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.
Ativ. 2.1 - Para a presencial os grupos deverão elaborar uma apresentação da Proposta do Projeto elaborada na atividade 1.5, para compartilhar com os colegas da turma.
A proposta deste projeto será colocado em ação durante a realização do eixo 2 do curso).
Orientações:
1. Organizar a apresentação usando quaisquer recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada grupo;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo:ativ_2_1apres_projeto_nomedoscomponentesdogrupo;
3. Para a elaboração da sua apresentação sintetize as principais características da proposta, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelo grupo. Itens a serem utilizado para montagem da sua apresentação:
Nome do projeto;
Professor parceiro (nome/função/turma);
Onde (escola/turno);
Descrição (motivação e justificativa);
Questões;
Procedimentos (elencar as 4 fases: sensibilização, aprofundamento, produção, socialização);
Área;
Nível;
Série/ciclos envolvidos;
N° de participantes (alunos);
Período;
Informações complementares (recursos necessários).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A proposta deste projeto será colocado em ação durante a realização do eixo 2 do curso).
Orientações:
1. Organizar a apresentação usando quaisquer recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada grupo;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo:ativ_2_1apres_projeto_nomedoscomponentesdogrupo;
3. Para a elaboração da sua apresentação sintetize as principais características da proposta, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelo grupo. Itens a serem utilizado para montagem da sua apresentação:
Nome do projeto;
Professor parceiro (nome/função/turma);
Onde (escola/turno);
Descrição (motivação e justificativa);
Questões;
Procedimentos (elencar as 4 fases: sensibilização, aprofundamento, produção, socialização);
Área;
Nível;
Série/ciclos envolvidos;
N° de participantes (alunos);
Período;
Informações complementares (recursos necessários).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação” (DEVELAY, 1994, p. 25).
Para Refletir
- •Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?
- •O que compreendemos por currículo?
- --------------------------------------------------------------
Atividade 2.2
Compartilhamento do Projeto em ação
Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do projeto elaborado. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas.
Para a realização dessa atividade, é importante realizar a identificação do projeto, a descrição e a socialização com os colegas.
Ativ. 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação (terminou a presencial se inicia a execução da proposta)
Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista, experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula.
É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas durante a implantação do projeto no currículo da escola.
ORIENTAÇÕES:
1. Identificar o nome do Projeto e o local, para que os colegas possam identificá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.
--------------------------------------------------------------
Agora que conhecemos as propostas de projetos de toda a turma, vamos conhecer um projeto desenvolvido na aldeia dos índios Kuikuro, situada no Alto Xingu.
Figura 2.02 - Índios Kuikuro
Para isso, leiam a reportagem sobre o esforço dos índios Kuikuro para preservar sua cultura por meio do desenvolvimento do projeto Vídeo nas Aldeias, voltado à produção de vídeos curtas-metragens, vários deles premiados em festivais nacionais e internacionais. Também sugerimos que vocês assistam ao vídeo produzido pelos índios Kuikuro.
Para Refletir
A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura? Quais evidências vocês identificam a esse respeito?
- Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção?
- O que é currículo?
Sendo o currículo uma prática social, podemos dizer que no projeto dos índios Kuikuro o currículo se desenvolve desde a concepção do projeto e do roteiro até quando foi necessário repensar sobre a cultura e a vida dos indígenas.
Em seguida, o currículo se expande e integra o processo de reconstrução e registro da história, contexto e cultura do povo indígena com o uso de instrumentos culturais produzidos pela sociedade globalizada. Esses instrumentos também fazem parte do currículo e estruturam os modos de representação e atribuição de significados dos conteúdos registrados.
------------------------------------------------------------------
Atividade 2.3
Currículo e suas características
Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores eInternet nas atividades de sala de aula? Apontamos a importância de você e seus colegas interagirem a partir da socialização das argumentações de todo o grupo sobre a temática.
Ativ. 2.3 – Orientações:
1. Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
2. Escrever suas considerações e compartilhe com os colegas noFórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Atividade 2.4
Análise do Projeto na ação
Ativ. 2.4 - Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outro é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos:
Tema;
Disciplinas envolvidas;
Objetivos;
Ações realizadas;
Atitudes e valores vivenciados;
Resultados alcançados.
Orientações:
1. Analise e registre no editor de texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4_analise_projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade em responder atividade no ambiente.
Atividade 2.5
Podcast com Leá Fagundes
A Professora Léa Fagundes desafia à reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Convidamos você a ouvir as palavras da Profª. Léa que levanta essa questão e enfatiza a prioridade de uma postura ativa em relação à integração das tecnologias ao currículo. Depois, é importante dedicar um tempo à reflexão sobre a questão, escrever e elaborar argumentos sobre a temática, para favorecer o processo de socialização das informações com seus colegas.
Ativ. 2.5 - A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
- Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.
Orientações:
1. Refletir sobre a questão colocada;
2. Escrever suas considerações no "Fórum".
Nenhum comentário:
Postar um comentário